07 junho, 2013

10 Dicas para Ser Mais Criativo


1. Conheça o Mundo: Einsten já disse: "Viajar abre a mente de uma tal maneira que ela nunca mais volta ao tamanho normal". Viajar é o melhor conselho de todos. E fuja de roteiros determinados, planeje e mude de última hora, se deixe surpreender.

2. Faça listas: Quando eu digo para fazer listas não são aquelas para se organizar, essas são cafonas. Haha! Digamos que são listas de desejos, lista de sonhos, lista de coisas para fazer juntos.

3. Ria Alto: Rir estimula uma área do nosso cérebro que está relacionado ao insight (quando uma pessoa se torna lúcida e capaz de entender seus problemas e finalmente encontra a solução para os mesmos!). Assistir a um vídeo engraçado no You Tube e se permitir a boas risadas se configurou uma deliciosa estratégica para ter aquela ideia.

4. Cante no chuveiro: "Quem canta os males espanta.", acho que às vezes literalmente, néh?! Haha! Não é todo mundo que curte cantar em público, mas convenhamos que na hora do banho a gente vira um esquilo no palco como no "Alvin e os Esquilos". Cantar é uma forma de relaxar, livrando a mente das demais pertubações.

5. Beba bebidas quentes enquanto faz alguma coisa: Talvez seja uma mania minha, mas se quero ficar inspirada ou focar completamente em alguma coisa, como uma história, eu tenho que tomar algo que tenha a base café e leite, na maioria das vezes acaba sendo um capuccino. 

6. Experimente escrever por escrever: Mesmo que seja a coisa mais mirabolante do mundo! Escrever me leva aos ares, abre caminhos para imaginação. Pode ser até um desabafo, pega o papel e conta tudo pra ele. Uma hora você vai ler e pensar. "Caraca, fui eu mesmo que escrevi isso?".

7. Saia de perto do computador: Cada dia que passa a gente se torna ainda mais escravos da tecnologia. Chega uma hora, que sem a gente perceber, ela dita nosso comportamento. E pelo amor de Deus, você vai deixar que um aparelhinho desse controle você? É bom se afastar de vez em quado pra gente recuperar e ter a nossa própria identidade, sem interferência dos meios. Afinal, pra ser criativo tem que ter a SUA identidade, a SUA ideia, a SUA marca.

8. Pare de tentar ser perfeito para alguém: Calvícies, ninguém é perfeito. E é ridículo tentar ser perfeito para o outro, você vai ser transformar em alguém que não é você. Então, não mude seu jeito, mesmo que seja o "diferente", uma hora você vai encontrar a sua turma, o negócio é explorar ares, fazer coisas novas, conhecer gente nova. E você não vai conseguir isso se ficar com a bundona aí no sofá e só lamentando no Facebook. 

9. Fotografe:  Pode ser até um novo amor, como foi o meu caso! Sou o tipo de pessoa que o-d-i-a-v-a ser fotografada. Um dia, peguei a máquina e comecei a fotografar, é claro que não é de primeira que as fotos vão ficar boas. Mas eu continuei tentando e buscando inspirações em sites de fotografia como o Tumblr e o Flickr. E conheci muita gente nova que curte a mesma coisa que eu, e complementando o tópico anterior,  ta aí, um jeito de se enturmar. 

10. Pare de se punir: Você nunca vai ser criativo se se punir. Porque a criatividade quebra regras, ela não tem fim. Se teve uma ideia e ela não deu certo, como diz os Menudos, não se reprima! HAHAHA!

Gostaram das dicas? Vocês já praticaram alguma? Me contem!!!
Beijo pra quem come miojo assistindo novela!
Lia.

2 comentários: